Parque das Cachoeiras: sua viagem para Bonito 7 vezes mais feliz!

tempo de leitura tempo de leitura: 6 minutos
Parque das Cachoeiras: sua viagem para Bonito 7 vezes mais feliz!

por

Fazer o passeio do Parque das Cachoeiras pode sim deixar sua viagem para Bonito 7 vezes mais feliz! E quer saber porquê? 

Porque o Parque das Cachoeiras é um passeio de trilhas e cachoeiras que faz até 7 paradas para banho em suas quedas e piscinas naturais. Então fazer esse passeio é o mesmo que receber 7 doses sequenciais de paz e tranquilidade, isso, porque segundo extensa pesquisa científica, banhos de cachoeira reduzem a produção do cortisol, hormônio relacionado diretamente o stress. 

Fisiologicamente, a redução desse hormônio desencadeia menor frequência cardíaca e pressão arterial e maior atividade do nervo parassimpático e do nervo inferior simpático contribuindo para o relaxamento e uma sensação crescente de felicidade promovida pela liberação da serotonina.

Agora que você já sabe como e por que fazer o passeio do Parque das Cachoeiras pode sim deixar sua viagem para Bonito (MS) 7 vezes mais feliz, seria interessante saber um pouco mais sobre o que você vai encontrar em “cada dose” de banho de cachoeira.

 Veja todas as cachoeiras que você pode conhecer ao comprar esse passeio:

1. Mulungu: a 1ª cachoeira do Parque das Cachoeiras

Essa é uma cachoeira menor, o que é ótimo para uma primeira experiência, com profundidade máxima de cerca de 02 metros e perfeita para a primeira sessão de hidromassagem! O nome homenageia uma planta típica da região do cerrado da América do Sul.

Segundo os moradores da região, essa planta é bem conhecida por possuir propriedades medicinais calmantes e recomendada em tratamentos de depressão e ansiedade.

2. Gruta: a 2ª cachoeira do Parque das Cachoeiras

A cachoeira da Gruta recebeu esse nome por causa de antigas formações de uma espécie de caverna provocada pelo curso das quedas. Como a presença do calcário altera com frequência o formato das cachoeiras em Bonito (MS), isso porque o fluxo das águas vai permitindo novos desenhos e contornos, a caverna não é mais facilmente visível o ano todo, mas o nome permanece.

Ela também pode ser considerada uma cachoeira de pequeno e oferece uma bela área de banho onde a profundidade máxima chega aos 2 metros.

3. Sol: a 3ª cachoeira do Parque das Cachoeiras

Sabe um lugar onde o sol bate o dia todo e provoca arco íris incríveis criando uma atmosfera de encantamento? Esse é o lugar que você vai ver ao chegar à cachoeira do Sol em Bonito. Ela atinge a altura de aproximadamente 4 metros e é uma das quedas mais altas que o visitante encontra durante o percurso de 7 cachoeiras

Além da altura, a cachoeira do Sol também é mais profunda do que as duas anteriores (cachoeiras Mulungu e Gruta), chegando a 7 metros de profundidade em alguns pontos.

4. Cachoeira do Amor: a 4ª cachoeira do Parque das Cachoeiras

Com esse nome, “Cachoeira do Amor” essa cachoeira tinha que ser realmente a mais alta de todas nesse circuito. O nome surgiu em homenagem a um casal que, segundo eles, se conheceu nesse lugar e acabaram casando.

Para registrar esse momento e a homenagem do Parque das Cachoeiras, o proprietário do passeio encomendou a construção de 2 decks no formato de corações (um maior simbolizando ele e um menor, simbolizando ela).

Os decks ficam localizados de frente para quedas que chegam a 8 metros de altura em algumas estações do ano. O impacto visual e a delicadeza do gesto deram tanto resultado que esse é o ponto escolhido para tirar fotos românticas e icônicas mais bombadas na internet.

5. Sinhozinho: a 5 ª cachoeira do Parque das Cachoeiras

Bonito é uma cidade de muitos tesouros naturais e complementa essa riqueza com o respeito às crenças e tradições do mais antigos. A mais conhecida delas é a fé em Sinhozinho, curandeiro homenageado no nome da quinta das 7 cachoeiras do Parque das Cachoeiras.

Segundo historiadores, Sinhozinho fez vários milagres na região de Bonito (MS) na década de 40. O “poder da cura” que foi atribuído a ele, provocou a ira dos farmacêuticos da cidade e acabou por provocar a sua morte com requintes de crueldade após muita perseguição.         

Sua vida e sua memória são cultuadas até hoje, e sua capela atrai centenas de fiéis todos os anos. A cachoeira do Sinhozinho, entretanto, não guarda nenhuma semelhança com a parte trágica dessa história, ela simboliza o poder da energia, da cura e do renascimento através da generosidade da natureza.

6. Figueira: a 6ª cachoeira do Parque das Cachoeiras

A existência de centenas de Figueiras ao redor dessa cachoeira motivou a escolha do seu nome. Seus frutos servem de alimento para os animais que podem ser observados na trilha como macacos, preás, tamanduás, além de peixes e pássaros.

Como essa é a cachoeira mais rasa desse passeio de trilhas e cachoeiras, com cerca de 1 metro de profundidade, ela acaba sendo a preferida por visitantes que optam em viajar para Bonito com crianças pequenas e passageiros acima de 60 anos.

7. Salto: a 7 ª e última cachoeira do Parque das Cachoeiras

A Cachoeira do Salto é pura emoção! Com ela é possível finalizar o passeio em com uma descarga adicional de adrenalina!

Primeiro porque, ao atingir esse estágio, o visitante já está convencido, por experiência própria, sobre a nossa afirmação inicial de que fazer o passeio do Parque das Cachoeiras pode sim deixar sua viagem para Bonito 7 vezes mais feliz, nada mais é do que a pura verdade.

E segundo, porque além do visual aproveitado durante todo o passeio, nesse ponto do percurso das 7 cachoeiras do Parque das Cachoeiras, dá para aproveitar a tirolesa e “se jogar” nas águas verdes do Rio Mimoso. A plataforma de permite pular de cerca de 7 metros de altura em um ponto bem profundo do rio, e por segurança são permitidos apenas salto em pé.

>> Veja as instruções antes de saltar:

O uso do colete salva-vidas não é obrigatório, mas pode ser recomendado pelo guia de turismo;
Para saltar é preciso ter a idade mínima 12 anos e tomar cuidado ao subir as escadas de acesso;
O salto não é permitido para gestantes e/ou menores de 12 anos.

Qual o caminho para chegar no Parque das Cachoeiras?

Siga pela Rua Cel. Pílad Rébua (rua principal de Bonito MS) em direção à MS 178. Chegando na rotatória vire pegue a primeira saída no sentido Bodoquena. O acesso ao passeio fica do lado direito.

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Parque das Cachoeiras: sua viagem para Bonito 7 vezes mais feliz! foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

1 avaliações

5 Nilza Miltes Pereira


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Diferença entre guia turístico e guia de turismo

Diferença entre guia turístico e guia de turismo

A diferença entre guia turístico e guia de turismo é muito importante e poucas pessoas sabem.

Leia mais...
O que é Turismo Sustentável

O que é Turismo Sustentável

O turismo sustentável está ganhando espaço, principalmente em solo nacional.

Leia mais...
Bonito em dezembro

Bonito em dezembro

Bonito em dezembro é mágico e você e sua família não podem perder.

Leia mais...
Praça das Piraputangas (Praça da Liberdade)

Praça das Piraputangas (Praça da Liberdade)

Sabe tudo sobre a Praça das Piraputangas (Praça da Liberdade)?

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais