O que fazer no Pantanal em 3 dias?
por
Apesar de toda beleza do Pantanal se destacar no horário da programação televisiva, sempre esteve em evidência quando o assunto é ecoturismo. Afinal, são 250.000 km² de extensão para aproveitar o lugar que abriga diversas espécies de animais, além de ser um cenário convidativo para a contemplação de uma beleza natural inenarrável.
Este lugar pode surpreender quem resolve dedicar alguns dias para conhecê-lo. E pode acreditar que cada dia reserva mais novidades. Ou seja, a viagem nunca vai deixar de ser interessante (especialmente para quem tem um roteiro).
Falando em roteiro, vamos ao que te trouxe até aqui. Antes de começar, vale a pena mencionar que esse planejamento de viagem pode ser alterado de acordo com seu gosto e preferência. Além disso, você pode falar com um de nossos consultores e pedir recomendações de acordo com a experiência de quem conhece o lugar.
Agora, veja qual é a nossa proposta para vivenciar dias pantaneiros!
Primeiro dia no Pantanal
O 1º dia da viagem vai ser responsável por te colocar em contato com a vida pantaneira. Assim, você deve separar um tempo para se acomodar e combinar a ordem de programação das atividades de acordo com a hora que você consegue chegar ao destino final.
Considerando isso, segue abaixo nossa proposta para este dia que não pode ser perdido!
Pescaria artesanal
Depois de conseguir chegar, se acomodar, almoçar e até fazer uma parada estratégica na rede para recuperar as energias depois da viagem que pode ter sido longa, você já pode seguir para a primeira experiência bem pantaneira: pescaria.
Isso vai servir para se desligar do mundo aos poucos e ir mergulhando na experiência de conhecer o Pantanal.
Recomendamos que a faça no Rio Miranda!
Quando o cenário da pesca for ganhando outra cor, prepare-se para assistir o pôr do sol que certamente vai entrar na sua lista dos mais lindos que já viu na vida. Você nunca viu um céu avermelhado tão perfeito quanto o do Pantanal!
Nesse caso, vale a dica: quando for sair para pescar, vá preparado (a) para o fim da noite, porque é quando os mosquitos costumam fazer a festa.
Use camiseta de manga longa e calças de tecido grosso (até mesmo o jeans serve). Ainda assim, continue se protegendo com repelente.
Focagem noturna
Para não perder tempo, durante tais resquícios do fim do dia, prepare-se para uma focagem noturna! Só de pegar a rota você deve ver alguns animais dando as caras.
A noite é bem interessante. Com uma lanterna em um veículo próprio para o passeio, seu guia deve indicar os pontos onde estão os jacarés e outros animais.
Muitas pessoas se deslocam até o Pantanal e decidem fazer focagem noturna com interesse de ver a onça pintada. Está se identificando? Se esse for o seu caso, planeje fazer sua viagem ao Pantanal entre Agosto e Setembro - uma vez que é o período em que as onças acabam se deslocando para lugares de maiores altitudes.
Caso esteja se perguntando o que pode esperar do Pantanal independente da época, eis a resposta: céu super estrelado, distância de toda iluminação da cidade e um passeio digno de brinde pela oportunidade incrível que te revelam tudo que não costuma ver todos os dias.
Quando chegar ao fim, você ainda terá tempo de aproveitar um delicioso jantar e de tomar um banho. Em seguida, aconchegue-se para dormir bem, pois o próximo dia deve começar cedo.
Segundo dia no Pantanal
O segundo dia merece o alarme tocando junto com o canto do galo e um café da manhã bem reforçado, além de uma comemoração por ainda não ser o dia do seu checkout.
Confira as atividades:
Caminhada ecológica
A sua primeira parada do 2º dia pode ser uma caminhada ecológica, onde você pode ter um olhar diferente para o seu dia que se inicia por ter companhia de araras azuis, veados mateiros, capivaras, gaviões e outros animais que você não vê todo dia pelo caminho. Fique ligado ao seu redor para não perder nada!
Inclusive, durante o percurso, faça silêncio e mova-se com cuidado para não espantar nenhum dos bichos da área.
Você pode fazer isso na Pousada das Araras Eco Lodge, por exemplo.
Safari fluvial e flutuação
Depois da caminhada você pode almoçar e se dirigir a um safári fluvial para presenciar o encontro do Rio Miranda com o Rio Vermelho, analisando de perto a diferença entre as cores um do outro, que é um dos atrativos mais surpreendentes da natureza no Pantanal.
Ao final desse passeio, o barco faz uma parada para a atividade que conhecemos como flutuação. Diferente de Bonito, essa flutuação não acontece em águas cristalinas, mas sim no Rio Vermelho - o que não é nada ruim, visto que estar em contato com a natureza não tem preço.
Nhecolândia
Achou que tinha sido o suficiente? A aventura ainda não acabou.
Faça uma parada um lanche no caminho e pegue rota com direção a Nhecolândia. Neste lugar você pode ver mais da fauna e da flora de pertinho, além de banhar-se em um lago da região.
É interessante ressaltar que entre Novembro e Março, o lago fica mais cheio, deixando a visita ainda mais interessante.
Se quiser aproveitar para jantar no local, pode aproveitar para provar receitas típicas e fresquinhas (tendo até direito a doce de leite como sobremesa).
Quando estiver mais cansado (a) e sentir que já chegou o momento de se recolher, pegue o caminho de volta, sem deixar de curtir as últimas horas do dia pelo mesmo caminho que te levou até lá.
Terceiro dia no Pantanal
Chegamos às sugestões para o último dia! Apesar da triste sensação de ter que deixar esse paraíso para trás, ainda tem tudo para ser o dia perfeito. A começar pela…
Canoagem
Quem falou que o último dia de viagem não merece momentos de diversão?
Junte-se com quem vai te acompanhar no barquinho (máximo 2 pessoas por barco) e prepare-se para a diversão.
A proposta é atravessar a correnteza sem cair, o que já é um exercício. Tudo vai acontecer em meio ao famoso Rio Miranda e também é uma atividade acompanhada por guias, que devem ficar em um barco de apoio para que você possa chamar por ajuda a qualquer momento.
Como não vai ter nem um segundo perder, saindo da canoagem recomponha as energias durante seu almoço e vá rapidamente até sua última atividade da viagem.
Cavalgada
A cavalgada é um passeio que faz qualquer um fechar a viagem com chave de ouro, sentindo-se totalmente no clima pantaneiro (com direito a gado pastando e travessia de lagos inundados, dependendo da época da visita).
Nesse caso, você não precisa se preocupar com nada, já que é proibido galopar ou correr. Os cavalos são treinados para proporcionar toda segurança possível, além de muita emoção.
Como é um passeio que ninguém precisa de ter medo, está aberto para pessoas de todas as idades.
Depois é hora de partir! Volte para o hotel, pegue suas malas e faça o check-out.
Esperamos ter ajudado e que sua viagem seja até melhor do que imaginou!
O que você achou das nossas dicas?
Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.
Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo O que fazer no Pantanal em 3 dias? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas
A Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas é o local ideal para quem adora altas aventuras.
Reveillon em Bonito MS
Reveillon em Bonito MS é um dos melhores para quem adora ecoturismo. Venha descobrir agora mais detalhes!
Como Funcionam as Agências de Turismo em Bonito?
Está vindo a Bonito? Então, entender como funcionam as agências de turismo em Bonito se torna importante.
Camping Rio Formoso
O Camping Rio Formoso proporcionará a paz e descanso que você merece!